SAIBA QUAIS TEMAS ESTAMOS ESTUDANDO ATUALMENTE:
Sinais e Sintomas
O projeto sinais e sintomas visa identificar quais são as intercorrências que normalmente ocorrem nos programas de reabilitação cardiovascular e também, identificar ferramentas que possam auxiliar na previsão dessa ocorrência, como a variabilidade da frequência cardíaca, estratificações de risco cardíaco, parâmetros de força muscular, dentre outros.
FINANCIAMENTO FAPESP: Processos nº 2017/20657-5 e 2018/07587-0.
Hidratação
O projeto hidratação tem como objetivo investigar a influência da reposição de líquidos realizada durante e após uma sessão de reabilitação cardiovascular na recuperação do sistema nervoso autônomo e cardiovascular dos indivíduos coronariopatas participantes de programas de reabilitação. Sua relevância clínica reside no fato da lenta recuperação autonômica e cardiovascular pós-exercício estar relacionada a piores desfechos clínicos e a uma maior ocorrência de eventos adversos após o exercício.
FINANCIAMENTO CNPq: Processo nº 401258/2016-5 e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - código de financiamento 001.
Realidade Virtual
O projeto de realidade virtual visa investigar os benefícios hemodinâmicos e autonômicos da terapia baseada em realidade virtual em pacientes inseridos na reabilitação cardiovascular, uma vez que ela pode melhorar motivação, engajamento e assim refletir em melhor aderência aos programas de reabilitação cardiovascular.
FINANCIAMENTO FAPESP: Processos nº 2017/12254-8 e 2018/18276-6.
Suplementação
O projeto de suplementação em cardiopatas tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de resveratrol e do extrato de beterraba sobre a recuperação pós-exercício em pacientes com diagnostico coronariopatia isquêmica, por meio da avaliação parâmetros cardiorrespiratórios e da modulação autonômica cardíaca, esta última avaliada por meio da variabilidade da frequência cardíaca.