Nosso maravilhoso orientador e coordenador do Laboratório de Fisiologia do Estresse, o Prof. Dr. Luiz Carlos Marques Vanderlei, está entre os 80 mil pesquisadores mundiais com mais influência e que são considerados os mais importantes.
Segundo a lista publicada pelo grupo AD Scientific Index ou Índice Científico Alper-Doger, em tradução livre, que foi desenvolvido pelos pesquisadores Prof. Dr. Murat ALPER (MD) e Prof. Dr. Cihan DÖĞER (MD), o nosso orientador se encontra na posição #78.670 no ranking mundial. Ainda, figura as posições #116 considerando apenas a Universidade Estadual Paulista – UNESP de maneira geral, #1.801 no ranking de pesquisadores do Brasil e #2.199 entre os pesquisadores mais importantes da América Latina.
O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo a mostrar o total e os últimos coeficientes de produtividade de cinco anos de cientistas baseados nos escores e citações do índice H e i10 no Google Scholar. Além disso, o índice fornece o ranking e a avaliação de cientistas em disciplinas e filiais acadêmicas e em 13.600 universidades, 206 países, regiões e no mundo. Em outras palavras, fornece tanto o resultado do ranking, quanto da análise geral dos pesquisadores.
Essa é uma classificação global que se baseia na pontuação obtida pelo pesquisador, considerando o índice H total. Para explicação, o índice H é determinado com base no número de artigos citados pelo menos h vezes. Para alcançar um alto índice h, um pesquisador deve ter um alto número de artigos publicados e ter recebido um alto número de citações. Por exemplo, um valor de índice H de 15 indica que o acadêmico recebeu pelo menos 15 citações a cada um dos 15 artigos publicados. Para aumentar o valor do índice H de 15 para 16, o mesmo acadêmico deve receber pelo menos 16 citações nos 16 artigos publicados.
Os critérios de classificação com base nos escores do "índice H total" foram utilizados na seguinte ordem: Em primeiro lugar, os escores do "índice H total"; em segundo lugar, o número total de citações; e, em terceiro lugar, as pontuações do "índice total i10" (1. Pontuação total do índice H, 2. Número total de citações, 3. Pontuação total do índice i10, 4. Os últimos 5 anos de pontuação do índice H).
O índice H, o índice i10 e a citação dos últimos 5 anos são as principais características únicas do Índice Científico de Alper-Doger, mostrando tanto o desenvolvimento no desempenho individual do cientista quanto os reflexos das políticas institucionais das universidades no quadro científico geral.
O Prof. Dr. Luiz Carlos Marques Vanderlei, atua nas áreas Ciências Médicas e da Saúde/Fisioterapia (Medical and Health Sciences / Physiotherapy), e mais especificamente nas subáreas da fisioterapia em cardiologia, exercício físico e variabilidade da frequência cardíaca (VFC). O seu índice H é de 39, sendo esse dos últimos 5 anos, igual a 32. Ainda, acumula mais de 8.462 citações no geral, sendo 5.141 nos últimos 5 anos.
Caso queira conferir a lista completa dos pesquisadores mundiais, clique aqui e caso queira conferir a pontuação específica do nosso orientador, clique aqui.
Quer conhecer mais sobre o incrível trabalho do nosso orientador? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Laboratório de Fisiologia do Estresse!
Um orientador incrível! Orgulho!!