top of page
Buscar
Foto do escritorLabdoEstresse

Ocorrência de Sinais e Sintomas em Programas de Reabilitação Cardiovascular

Atualizado: 26 de out. de 2020


O que é sinal e sintoma?

Sinal é definido como uma manifestação clínica que pode ser percebida por outro indivíduo. Já o sintoma, é uma manifestação sentida e relatada pelo indivíduo, definida como a queixa do paciente.


Quais são os sinais e sintomas que mais ocorrem durante as sessões de reabilitação cardiovascular?

Em estudo realizado pelo nosso grupo, foi identificada a ocorrência de diversos sinais e/ou sintomas durante as sessões de reabilitação cardiovascular, principalmente durante a fase de resistência. Dentre os sinais e sintomas podemos citar a ocorrência de distúrbios no ritmo cardíaco, pressão arterial (PA) sistólica > 200 mmHg, PA diastólica > 120 mmHg, taquipneia, palidez, angina, câimbra, dor muscular, fadiga, tontura e náuseas. Nesse estudo foi identificado a ocorrência de 1 sinal ou sintoma a cada 25,59 horas de frequência ao programa.


Por que durante o exercício físico pode ocorrer um aumento do aparecimento de sinal e sintoma?

Isso pode ser explicado principalmente pelo aumento da demanda metabólica que ocorre durante o exercício físico, o que promove um aumento da atividade simpática e consequentemente alteração da frequência cardíaca, pressão arterial, força de contração do músculo cardíaco, velocidade de condução pela fibra miocárdica e nos fenômenos de despolarização e repolarização, o que pode induzir o surgimento de sinais e sintomas.


Por que é importante avaliar os sinais e sintomas nos programas de reabilitação cardiovascular?

A literatura aponta para alguns aspectos fundamentais que visam à melhoria da segurança nos programas de reabilitação cardiovascular, dentre eles o estabelecimento de princípios gerais para a condução desses programas. Nesta perspectiva, avaliar a presença de sinais e sintomas é fundamental, pois essa avaliação, bem como os cuidados que os profissionais vinculados a esses programas devem apresentar em relação a eles, podem reduzir a possibilidade de intercorrências de maiores complexidades, como exemplo, uma parada cardiorrespiratória.

 

Para saber mais, acesse o link:

 

89 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page