Por @lorenaltafin
Indivíduos com doença nas artérias coronárias (coronariopatas) estão mais susceptíveis a ocorrência de eventos súbitos. Alterações como redução da atividade parassimpática e lenta recuperação da frequência cardíaca após exercício são mecanismos que podem estar relacionados a ocorrência desses eventos. Neste contexto, estratégias capazes de acelerar a recuperação da modulação autonômica nesses indivíduos são fundamentais.
A hidratação se mostrou eficiente para acelerar essa recuperação em indivíduos saudáveis, mas em indivíduos coronariopatas isso não foi ainda investigado. Este estudo buscou investigar esse aspecto e ainda avaliar se índices geométricos da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) são capazes de detectar essas alterações na modulação autonômica.
Para isso, foram avaliados 29 coronariopatas participantes de programas de reabilitação cardiovascular (RC) baseado em exercício, os quais foram submetidos a um protocolo experimental composto por três etapas: 1) teste de esforço máximo para determinar a carga do exercício nas etapas seguintes; 2) protocolo controle (PC); 3) protocolo hidratação (PH), Os PC e PH foram similares a uma sessão de RC, mas somente durante o PH houve a ingestão de água, calculada de acordo com a perda hídrica do indivíduo no PC, distribuídas em oito porções iguais ao longo do exercício e da recuperação. A avaliação da modulação autonômica foi realizada durante o repouso e após exercício, utilizando os índices geométricos da VFC (TINN, RRTRI, SD1, SD2 e a relação SD1/SD2).
Os resultados mostraram que a hidratação acelerou a recuperação da modulação parassimpática (SD1) e aumentou a atividade global (relação SD1/SD2 e TINN) após exercício, alteração importante para reduzir as chances de eventos adversos, e que os índices geométricos são capazes de identificar essas alterações. Sendo assim, a implementação de estratégias de hidratação durante a prática de exercício físico em programas de RC é de extrema importância para indivíduos coronariopatas.
Saiba mais:
Anne Kastelianne França da Silva, Lorena Altafin Santos, Maria Júlia Lopez Laurino, Laís Manata Vanzella, Felipe Ribeiro, Gustavo Bochini Rozan & Luiz Carlos Marques Vanderlei (2020): Hydration Influence on the Autonomic Recovery of the Coronary Diseases Patient: Geometric Indices Analysis, Research Quarterly for Exercise and Sport. Doi: https://doi.org/10.1080/02701367.2020.1818672.
Muito bom!!